×

Coprocultura

Informações sobre o exame:

Material:

Fezes.

Condições para realização do exame:

Defecar em recipiente limpo e seco.

Transferir, em média, 20 g de fezes para o frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácias (aproximadamente metade do frasco).

Sempre que houver muco, pus ou sangue, colher esta porção para análise.

No caso de uso prévio ou atual de antibióticos, o nome do medicamento precisa ser informado ao laboratório. A administração de antibióticos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Conservação e prazo para envio:

Entregar a amostra em até 2 horas após a coleta à temperatura ambiente.

Se a amostra for colhida em fralda, ela deve ser entregue em até 2 horas após a coleta à temperatura ambiente. O material será avaliado no momento do recebimento para verificar se a quantidade colhida é suficiente para o exame.

Comentários:

A cultura de fezes identifica microrganismos enteropatogênicos em casos de diarreia aguda ou crônica. São consideradas indicações de coprocultura: diarreia sanguinolenta, febre, tenesmo, sintomas severos e persistentes, presença de leucócitos fecais e história de exposição a agentes bacterianos. No nosso serviço, as culturas são direcionadas para a pesquisa de Salmonella spp, Shigella spp, E. coli enteropatogênicas, Campylobacter spp, dentre outros eventuais patógenos.

Faça o seu cadastro para o pré-atendimento.

Informe os dados abaixo e entraremos em contato em breve